1. Criatividade: emoção e poder individual e em grupo ›› “Big-bang” e mercúrio ›› Mexendo em ninho de vespa ›› O sistema arco de criação: sistematizando ›› O que é: ato inesperado, sinergia e sinal algébrico ›› Quem cria: agentes de criatividade ›› O que se cria: produtos, processos, serviços ›› Por que se cria: acaso, necessidade, transpiração ›› Contra quem se cria: concorrência e diferenciação ›› O arco de criação ›› O alvo integra o processo criativo ›› A idéia que acerta o alvo ›› A idéia que erra o alvo ›› A idéia que colide com o alvo ›› Colocando o alvo na alça de mira ›› A criança individual e em grupo: da individualidade à socialização ›› Socializando os agentes de criação ›› A sinergia e alquimia do grupo criado 2. Como usar a criatividade e poder na organização ›› Direcionando a criatividade ›› O alvo da organização e a organização com alvo ›› Produtores e guerreiros ›› O núcleo de poder da organização e sua complexidade ›› Como chegar ao núcleo de poder ›› Como o exercício de poder demanda criatividade 3. Como usar a criatividade com emoção e prazer ›› Ópera popular, fugacidade, criatividade no Brasil ›› Expansão nacional, estandarte e samba e enredo ›› Massa crítica, carnavalesco e motivação 4. Como usar a criatividade multidisciplinar: a pedra fundamental ›› Criança, catedrais, técnicas e complexidade ›› Futuro e trajetória, planejamento estratégico 5. Como usar a criatividade na evolução e seleção dos negócios e oportunidades ›› O homem: adaptação e criatividade ›› Associação e desassociação de idéias: a mente em seu estado normal ›› Paradigmas, expectativas e cenários ›› A atividade profissional segue o mesmo modelo mental ›› A sobrevivência através da empresa: a criatividade intensa ›› A criatividade e a mutação dos sistemas: os ateliês de moda
6. Como usar a criatividade para agregar valor ao produto ›› Criatividade: valor empresarial e quase-produto ›› A criatividade como insumo e fator de produção ›› Inovação e ciclos econômicos: percepção clássica ›› A demanda da empresa por inovação ›› Demanda e oferta: a lei básica de mercado é o que interessa para a criatividade
| 7. Como usar os encontros de criatividade ›› Oferta e demanda ›› Cuidado com a Caixa de Sugestões! ›› Encontros para criar e recriar ›› Encontros criativos diferem de reuniões operacionais ›› O lugar dos encontros criativos é físico, mental e organizacional ›› A periodicidade dos encontros criativos: feiras, mercados e salões ›› Fórum de criatividade: um nome referencial ›› Dinâmicas de descontração do grupo: divulgação e convite ›› Os participantes: internos e externos ›› O fórum de criatividade enquanto salão de vendas ›› Provocando a criatividade do grupo ›› Criatividade: um sistema abstrato aberto e não de controle ›› O produto a ser criado ou recriado: tema fechado e tema aberto 8. Como usar a associação e desassociação de ideias: núcleo e lógica da criatividade ›› Fusão e fissão de um núcleo ›› Associação de ideias de determinada experiência profissional ›› Resistências internas a programas de criatividade ›› Associando e desassociando ideias: sistemas que representam produtos, processos ou mercados ›› A análise e decomposição do sistema: ideia, produto, processo de mercado ›› Matriz para a análise do produto, processo e mercado ›› Check-list, planilha ou manual de apoio para ideias criativas ›› Dois tipos básicos de reuniões criativas: tema livre ou pré-agendado 9. Como usar a criatividade no marketing e pós-venda: eis o segredo ›› Como dar ênfase em técnicas de criatividade ›› Como vencer a resistência da ação política ›› Como usar a criatividade como produto ›› Como deflagrar uma campanha interna de marketing “pró-criatividade” ›› Como ser criativo nas peças internas de comunicação ›› Como os frutos da campanha podem indicar um caminho ›› Como premiar a criatividade,as idéias criativas e os grupos ›› Como aprofundar o processo fazendo brotar uma estrutura criativa ›› O segredo para manter o tema no ar: o marketing de criatividade |